
PROJETOS
PLANTÃO PSICOLÓGICO
O papel da instituição com a proposta do Plantão Psicológico caracteriza-se de fundamental estratégia para a promoção da saúde na atenção básica, onde: [...] pode aumentar a resolutividade dos casos e ampliar o acesso dos usuários na rede de saúde através do atendimento mais breve, focal e emergencial. Assim, essa estratégia se configura como modalidade de escuta especializada adequada a atender um número maior de pessoas da comunidade, onde, muitas vezes, não possuem recursos financeiros para acessar um atendimento psicológico particular (AMORIM et.al.,2015, p. 150). Desta forma, diminuindo a fila de espera, bem como, configurando um atendimento e atenção ao indivíduo em espera. Ademais, o Plantão Psicológico na instituição visa o fortalecimento da rede de apoio ao serviço e o acolhimento das diferentes demandas pela própria Clínica Escola, bem como, nos demais projetos.
Professor responsável: Amanda Lang | Período: desde 2017
SOCIESC CULTURAL
O projeto tem como objetivo disseminar a cultura por meio de exposições, instalações palestras, debates, mesas-redondas, entre outras atividades culturais. Visa incentivar e promover ações culturais no meio universitário, oferecendo atividades culturais nas dependências da Faculdade Sociesc de Blumenau, aproveitando o Espaço Cultivarte e outros espaços de convivência. oportunizando à todos o acesso a manifestações artísticas e culturais humanas e as possibilidades de difusão do conhecimento e aprendizagem que a cultura proporciona.
Professor responsável: Marta Brod | Período: desde 2018
HISTÓRIA E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO
O projeto visa implantar um “Museu da Comunicação”, contendo objetos que narrem a evolução histórica dos meios/mídias através de seus respectivos artefatos. Conhecer a história e evolução dos meios de comunicação é de interesse público, pois permite refletir sobre nossa evolução como sociedade, visto que a evolução das formas de comunicar é paralela à evolução do Homem. As principais etapas a serem seguidas são: rastreio, coleta e catalogação de artefatos que podem ser incorporados à exposição; criação de identidade visual e catálogo virtual; montagem da primeira exposição, no espaço Cultivarte. Como resultado espera-se ampliar, entre os públicos que visitarem a exposição, a compreensão do contexto atual de comunicação ao refletir sobre a evolução dos meios como elementos participantes da evolução social.
Professor responsável: Gisele Baumgarten Rosumek | Período: desde 2018
DETERMINAÇÃO DE INFESTAÇÃO PARASITÁRIA EM CAPIVARAS
A capivara (Hydrochaerus hydrachaeris) é um animal silvestre com ampla distribuição no município de Blumenau-SC e habita regiões fluviais. Animais silvestres, de uma forma geral, possuem uma grande quantidade de parasitas, e que esses, além de poder afetar a sobrevivência e o desempenho reprodutivo dos animais parasitados, podem apresentar potencial para ser uma zoonose e, desta forma, ser um risco a saúde humana e de seus animais de estimação. Sabe-se que as capivaras podem ser reservatórios naturais de carrapatos transmissores de febre maculosa e que esta doença tem sido um problema para cães que mantém contato com capivaras. Desta forma, estimar o nível de infestação deste carrapato, e demais parasitas, podem contribuir para prevenir doenças em humanos e animais de estimação que possam ir a ter contato com este animal silvestre.
Professor responsável: Marcos Edgar Herkenhoff | Período: desde 2018
MULTIPLICANDO A CIDADANIA: APRENDIZADO JURÍDICO SOCIAL NO EMA – ESCRITÓRIO MODELO DE ADVOCACIA
Trata-se de um projeto interdisciplinar que possui atuação específica, qual seja, direito de família, consumidor e assessoria jurídica, com o propósito da extensão universitária, permitindo a interação entre a universidade e a comunidade na qual está inserida. Isso porque o verdadeiro aprendizado jurídico acontece com a relação da teoria com a prática, sendo efetivado pela aplicação dos conceitos aprendidos nas atividades de ensino. As atividades desenvolvidas representam a extensão mediante o atendimento gratuito à população carente, supervisionado por professores/advogados. Trata-se de um projeto de ação contínua, que envolve: Atendimento aos clientes no EMA ou diretamente à comunidade em eventos especiais ou em instituições/comunidades municipais; Peticionamento de peças processuais levando-se em consideração os padrões metodológicos do Escritório Modelo; Acompanhamento do andamento dos processos ajuizados; Participação em audiências reais; Realização de audiências conciliatórias junto ao PAC.
Professor responsável: Edivane Brum | Período: desde 2016
PROGRAME SEU FUTURO - ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL UTILIZANDO O SCRATCH
O projeto de extensão denominado “Programe Seu Futuro” tem o objetivo de estimular alunos que estejam cursando os últimos anos do ensino fundamental (8º e 9º ano) a utilizarem o pensamento computacional como ferramenta para resolução de problemas, aprendendo de forma lúdica conceitos e métodos de programação. A metodologia adotada tem como base atividades já citadas/estudas/utilizadas por autores renomados que já abordaram o assunto. A aprendizagem de programação será facilitada pelo ambiente Scratch, com aulas realizadas em laboratórios de informática da Unisociesc.
Professor responsável: Franciela Nissola | Período: desde 2018
SOCIETEC – DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO EM GEOTECNIA
Professor responsável: Maurício Pozzobon | Período: desde 2018
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA COMUNIDADE DA ITOUPAVA CENTRAL – PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM ANIMAIS DOMÉSTICOS
Professor responsável: Nanci Aparecida da Silva David | Período: desde 2018
PROJETO DECLARA IBES/UNISOCIESC
O curso de Ciências Contábeis busca formar alunos capazes de auxiliar na gestão estratégica das empresas, sendo este um profissional cada vez mais requisitado no mercado. Preocupado com as necessidades da comunidade, o projeto Declara Ibes, vinculado ao curso, oferece de forma gratuita auxilio para elaborar a declaração de Imposto de Renda - IRPF. Através deste projeto os alunos voluntários auxiliam a comunidade a preencher sua Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRPF), sob a supervisão de um professor especialista no assunto.
Professor responsável: Eli Teresinha Biscaro | Período: desde 2014
PROJETO ECOS – EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE
Há necessidade da tomada de consciência, entre as pessoas, de um tema muito importante atualmente: a educação para a sustentabilidade. O conceito de sustentabilidade envolve diferentes facetas, dentre as quais o projeto enfocará trabalhar na proteção ao meio ambiente e principalmente na produção e descarte de resíduos. Objetiva-se, com este projeto, estimular os membros da comunidade a refletir que o meio ambiente pertence a todos e é, portanto, responsabilidade de cada um. A Comunicação pode contribuir com essa conscientização, levando a informação por meio de ferramentas como blog, redes sociais, cartilhas e cartazes; resultando na tomada de consciência principalmente sobre a redução na geração de resíduos e o seu descarte de maneira e em locais adequados.
Professor responsável: Gisele Baumgarten Rosumek | Período: desde 2016
PROJETO EMPATIA
A empatia pode ser entendida como a arte de se colocar no lugar do outro por meio da imaginação, compreendendo seus sentimentos e perspectivas e usando essa compreensão para guiar as próprias ações. O ambiente de intolerância em que vive nossa sociedade atualmente, no qual pessoas chegam a ser mortas por conta de diferenças políticas, étnicas, culturais, de orientação sexual, de gênero – e ainda muitas outras – evidencia que o déficit de empatia é um importante problema social. Entretanto, ao mesmo tempo, nota-se, na mídia e nas redes sociais, o quanto as pessoas estão saturadas da imposição de necessidades de aceitação e liberdade. Por isso o projeto empatia surge com o intuito de promover a tolerância de forma mais amigável, buscando a sensibilização das pessoas em relação ao impacto de suas condutas sobre as outras, de modo a despertar uma nova consciência. Entendendo a empatia como força coletiva que pode alterar os contornos da paisagem social e política, todo o esforço do projeto se dá no sentido de expandir as fronteiras dos universos morais de nossa comunidade por meio do exercício se colocar no lugar de outras pessoas para reconhecer sua humanidade, individualidade e perspectivas.
Professor responsável: Cynthia Hansen | Período: desde 2016
PROJETO ESCOLA DE PAIS - UMA CONVERSA NECESSÁRIA
O projeto se faz relevante a partir do momento em que as relações familiares estão permeadas por uma avalanche de informações provenientes desse mundo contemporâneo. Muitos pais se sentem angustiados com tantas mudanças e por isso esse projeto tem como objetivo oferecer um local de acolhimento dessas famílias e, através de oficinas com várias temáticas, intensificar a participação dos pais nas vidas de seus filhos, independente das adversidades. Serão desenvolvidas oficinas, mensalmente com duração de 2 horas onde os pais podem falar e conversar sobre suas angústias e assim fortalecer a relação familiar.
Professor responsável: Amanda Lang | Período: 2016-2017
PROJETO NARRATIVAS FEMININAS E QUEERS NO CINEMA
O projeto visa proporcionar aos acadêmicos e a comunidade discussões relacionadas, principalmente, a representatividade da mulher no cinema. Através de análises de filmes e leitura de obras e artigos de autores que articulam sobre o assunto, os participantes poderão compreender a importância do cinema para difundir as problemáticas relacionadas a esse tipo de narrativa. Espera-se, com isso, uma visão mais crítica dos acadêmicos e da comunidade impulsionando-os ao questionamento e a reflexão sobre o tema proposto.
Professor responsável: Marta Brod | Período: desde 2016
EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS DE ARTES VISUAIS
O projeto tem como objetivo disseminar a cultura por meio da arte produzida por artistas regionais, curadores e instituições; ligados ou não à instituição, com exposições individuais ou coletivas, e/ou de trabalhos acadêmicos, sendo aceitas obras nas diferentes linguagens das artes visuais. Como resultado espera-se o desenvolvimento de disposições éticas e estéticas voltadas para a cultura de maneira ampla. Conhecer o universo da arte possibilita ao agente o desenvolvimento de disposições que contribuem com o aumento dos seus capitais, nesse caso o capital cultural. Ao abrir seus espaços para a arte, o Ibes/Unisociesc se coloca de forma confortável e em sintonia com os novos paradigmas de instituições que possuem práticas semelhantes de disseminação da cultura, incentivando a formação de um público critico apreciador de arte, aberto a várias leituras.
Professor responsável: Susane Schneider | Período: 2016-2017
EMATEC – ESCRITÓRIO MODELO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM ENGENHARIA CIVIL
O Ematec tem como objetivo trabalhar com diversos projetos na área da Engenharia Civil, Planejamento Urbano, Defesa Civil, Habitação e Regularização Fundiária, contando sempre com a motivação e eficiência de nossos futuros engenheiros civis. Com esse projeto vamos proporcionar aos nossos alunos uma aplicação prática dos conteúdos absorvidos no processo de formação. Os alunos por sua vez estarão aplicando seus conhecimentos vivenciando problemas e demandas reais, estabelecendo prazos de trabalhos promovendo o atendimento a pessoas.
Professor responsável: Ana Paula Lapolli Isensee | | Período: 2016-2017
FORMAÇÃO CIDADÃ DE CONSELHOS TUTELARES
O projeto de extensão formação cidadã de conselhos tutelares, com origem no curso de Direito, visa proporcionar aos conselhos tutelares de Blumenau-SC, espaço e tempo de Formação teórica e sua relação com a práxis cotidiana, para que os conselheiros tutelares possam construir conceitos dimensionados e interpretativos de garantias dos Direitos infanto-juvenis em seus atendimentos cotidianos aos Direitos sonegados das Crianças e dos Adolescentes e suas demandas, em seus contextos sócio-históricos. Metodologicamente o projeto acontece com um encontro mensal com o grande colegiado dos conselhos tutelares, de 4 horas, em forma de seminário, de oficina, de encontro com resolução de casos, de debate coletivo tópico-argumentativo, de avaliações coletivas sobre encaminhamentos ao sistema de garantias, e, com assessorias localizadas em qualquer tempo e espaço demandado.
Professor responsável: Roberto Diniz Saut
FESTIVAL INTERDISCIPLINAR DE COMUNICAÇÃO – ICOM IBES
O principal objetivo do evento é compartilhar conhecimentos, experiências, e estreitar os laços acadêmicos e profissionais de comunicação, por meio de palestras, minicursos, oficinas e mesas redondas. O evento é anual e organizado pelas turmas de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da instituição, com orientação dos professores. O evento também envolve ações de responsabilidade social.
Professor responsável: Cynthia Hansen | Período: desde 2014
SEMANA ACADÊMICA MULTIDISCIPLINAR
A Semana Acadêmica Multidisciplinar dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Tecnólogos ocorre anualmente e visa integrar os conhecimentos dos cursos relacionados aos campos da Gestão e propiciar a interação entre os alunos e os profissionais atuantes no mercado. O evento envolve palestras, oficinas, mesas redondas, além de atividades culturais e ações sociais, com a participação média de 400 pessoas por edição.
Professor responsável: Susane Schneider
MINUTO DA GESTÃO: O QUE MINHA EMPRESA TEM A VER COM ISSO?
O projeto Minuto da Gestão aborda temas relevantes para o dia a dia das organizações, como economia, política e gestão e sua influência sobre as empresas e as pessoas. Tudo isso em forma de vídeos de no máximo 2 minutos, de forma clara, objetiva e em uma linguagem mais fácil para ser entendida por qualquer pessoa.
Professor responsável: Norberto Tamborlim | Período: desde 2016-2017